FN de Nísia Floresta
RN

estatísticas da área

Espécies registradas::
77
Espécies com foto:
20
Espécies com som:
66
Total de registros:
122
Total de fotos:
23
Total de sons:
99

primeiros registros fotográficos

gavião-caracoleiro
Carlos Salustio-Gomes
bacurau
Sonia Furtado
andorinha-do-campo
Jorge Dantas
gavião-caboclo
Jorge Dantas
beija-flor-de-garganta-azul
Willianilson Silva

primeiros registros sonoros

piolhinho
Carlos Salustio-Gomes
galinha-d'água
Carlos Salustio-Gomes
caminheiro-zumbidor
Carlos Salustio-Gomes
martim-pescador-grande
Carlos Salustio-Gomes
surucuá-de-barriga-vermelha
Carlos Salustio-Gomes
Áreas de Observação

Floresta Nacional de Nísia Floresta

A Floresta Nacional de Nísia Floresta (ou FLONA de Nísia Floresta) é uma unidade de conservação de uso sustentável localizada na zona rural do município de Nísia Floresta-RN. Sua área abrange cerca de 175 ha de floresta estacional semidecidual, vegetação de restinga e floresta de experimentos (composta por plantas nativas e exóticas). O relevo da FLONA é caracterizado por planícies. Também comporta três lagoas no seu interior e perímetro: lagoa da Vaquinha (0,7 ha); lagoa da Coruja (~7,1 ha); lagoa Seca (20,8 ha).

História

A história da FLONA de Nísia Floresta começa em 20 de novembro de 1948, com a doação de um terreno de 174,95 hectares, da Prefeitura Municipal para a União Federal, na época representada pelo Fomento Agrícola Federal. Em 28 de fevereiro de 1967 a área foi incorporada ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) como dependência da Estação Florestal de Experimentação (EFLEX) de Assú, através do Decreto-Lei 289/67. Com a criação do IBAMA, em 1989, a área passou a integrar a nova estrutura do Instituto, como uma unidade descentralizada e estava vinculada administrativamente à Superintendência Estadual, como EFLEX de Nísia Floresta, portaria 10.561-P. Posteriormente o Decreto da Presidência da República, em 27 de setembro de 2001, dá uma nova destinação a está área criando a Floresta Nacional de Nísia Floresta, com o objetivo de promover o manejo adequado dos recursos naturais, garantir a proteção dos recursos hídricos e belezas cênicas e fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica, com ênfase à sua exploração sustentável. A FLONA de Nísia Floresta também está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim/Guaraíra, criada pelo Decreto Estadual n°14.369, de 22 de março de 1999.

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

MMA. 2012. Plano de Manejo Floresta Nacional de Nísia Floresta, Rio Grande do Norte – Volume I: Diagnóstico. Ministério do Meio Ambiente: Nísia Floresta, p. 182. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2189-flona-de-nisia-floresta